quarta-feira, 13 de julho de 2011

Almir Sater - cantor

 

            

             Almir Eduardo Melke Sater nasceu em Campo Grande, no Estado do Mato Grosso do Sul, em 14 de novembro de 1956. Com 12 anos, já tocava violão. Com 20 anos, saiu do Mato Grosso do Sul e foi estudar direito no Rio de Janeiro. No Rio, desistiu dos estudos de advocacia, e passou a estudar viola com Tião Carreiro. 

 

           

 Voltou para Campo Grande e formou, com um amigo, a dupla Lupe e Lampião. Em 1979, foi para São Paulo SP, onde conheceu a conterrânea Tetê Espíndola, do grupo Lírio Selvagem.

 

 

            Almir Sater fez alguns shows com o grupo, depois passou a acompanhar a cantora Diana Pequeno.

 

           

            Começou a se apresentar mostrando suas composições, e, em 1981, foi convidado pela gravadora Continental para gravar esse disco que posto para vocês. Ele tem a participação especialíssima de seu mestre, Tião Carreiro.

 

           

             Ainda muito jovem, como podemos constatar nesse disco, Almir Sater já trazia energia renovada para a viola caipira. No ano de 1981, em meio à era do rock, da música americana invadindo o Brasil de ponta a ponta, a música rural estava desprestigiada. Almir Sater, com esse disco, mostrou que a viola poderia ser reinventada, atualizada, e falar a língua dos fãs do rock’n’roll. Com isso, ele foi considerado “sertanejo cult’, porque, além de tocar muito bem, era bom compositor.



Fonte:  Acervo Origem.com


 Visite o site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário